Monday 12 March 2018

Plano de opções de ações


Opção de Ações dos Funcionários - ESO.
O que é uma 'Employee Stock Option - ESO'
Uma opção de ações para funcionários (ESO) é uma opção de ações concedida a funcionários específicos de uma empresa. Os ESOs oferecem ao titular das opções o direito de comprar uma determinada quantidade de ações da empresa a um preço predeterminado por um período de tempo específico. Uma opção de ações para funcionários é um pouco diferente de uma opção negociada em bolsa, porque não é negociada entre investidores em uma bolsa.
QUEBRANDO PARA BAIXO 'Employee Stock Option - ESO'
Como funciona um contrato de opção de compra
Suponha que um gerente receba opções de compra de ações e o contrato de opção permita que o gerente compre 1.000 ações da empresa a um preço de exercício, ou preço de exercício, de US $ 50 por ação. 500 ações do colete total após dois anos, e as 500 ações remanescentes serão adquiridas ao final de três anos. Vesting refere-se ao fato de o empregado ter adquirido a propriedade sobre as opções, e o vesting motiva o trabalhador a permanecer na empresa até o colete de opções.
Exemplos de exercício de opções de ações.
Usando o mesmo exemplo, suponha que o preço das ações aumente para US $ 70 após dois anos, o que está acima do preço de exercício das opções de ações. O gerente pode se exercitar comprando as 500 ações que são investidas em US $ 50 e vendendo essas ações ao preço de mercado de US $ 70. A transação gera um ganho de US $ 20 por ação, ou US $ 10.000 no total. A empresa mantém um gerente experiente por mais dois anos, e o empregado lucra com o exercício da opção de compra de ações. Se, em vez disso, o preço da ação não estiver acima do preço de exercício de US $ 50, o gerente não exercerá as opções de ações. Como o empregado possui as opções de 500 ações após dois anos, o gerente pode sair da empresa e manter as opções de ações até que as opções expirem. Esse acordo dá ao gerente a oportunidade de lucrar com o aumento do preço das ações no futuro.
Factoring nas despesas da empresa.
Os ESOs são geralmente concedidos sem o requisito de desembolso de caixa do empregado. Se o preço de exercício for US $ 50 por ação e o preço de mercado for US $ 70, por exemplo, a empresa pode simplesmente pagar ao empregado a diferença entre os dois preços multiplicada pelo número de ações da opção de ações. Se 500 ações forem adquiridas, o valor pago ao funcionário será de (US $ 20 X 500) ou US $ 10.000. Isso elimina a necessidade de o trabalhador comprar as ações antes que a ação seja vendida, e essa estrutura torna as opções mais valiosas. Os ESOs são uma despesa para o empregador e o custo de emissão das opções de ações é lançado na demonstração de resultados da empresa.

Folha Informativa de Opções de Ações para Funcionários.
O que é uma opção de ações?
Stock Options e Employee Ownership.
Considerações práticas.
Fique informado.
Nossa Atualização de Propriedade de Empregados duas vezes por mês mantém você em dia com as notícias neste campo, desde a evolução legal até a quebra de pesquisas.
Publicações Relacionadas.
Você pode estar interessado em nossas publicações nesta área de tópicos; veja, por exemplo:
Tópicos Avançados em Contabilidade de Compensação de Ações.
Um exame seletivo e detalhado de questões cruciais na contabilidade da compensação de ações.
Se eu soubesse disso.
Histórias verdadeiras ilustrando erros comuns na implementação e operação de planos de remuneração de ações e o que fazer com eles.
Guia de Referência Rápida do Exame CEPI.
Um guia de referência rápida para compensação de capital sob a forma de quatro folhas laminadas frente e verso.
GPS: Educação Participante e Comunicação: Estudos de Caso.
Discute as questões estratégicas e práticas da comunicação dos participantes em vários tipos de planos de ações, desde ESPPs até opções.
Compensação de capital para empresas de responsabilidade limitada (LLCs)
Um guia para a criação de acordos de compensação de ações para empresas de responsabilidade limitada (LLCs). Inclui documentos de plano de modelo.
Edições Selecionadas na Compensação Patrimonial.
Um olhar detalhado sobre alguns dos principais tópicos da remuneração de capital. Inclui um capítulo abrangente sobre ESPPs.
Compartilhe esta página.
Link para nós
Folheto de Afiliação NCEO.
Leia nosso folheto de adesão (PDF) e passe-o para qualquer pessoa interessada na propriedade dos funcionários.

Plano de Opção de Compra de Ações.
O objetivo do Plano de Opção de Compra de Ações da Bombardier é recompensar os executivos com um incentivo para aumentar o valor do acionista, fornecendo-lhes uma forma de remuneração que está vinculada a aumentos no valor de mercado das ações subordinadas com direito a voto da Classe B.
A outorga de opções de compra de ações está sujeita às seguintes regras:
a outorga de opções não transferíveis para compra de ações com direito a voto subordinado Classe B não pode exceder, levando em conta o número agregado de ações subordinadas com direito a voto Classe B emitidas sob qualquer outro contrato de remuneração baseado em garantia da Corporação, 224.641.195; e em qualquer período de um ano, qualquer insider ou seus associados não poderá receber uma quantidade de ações que exceda 5% de todas as ações com direito a voto subordinado Classe B emitidas e em circulação.
As principais regras do Plano de Opção de Compra de Ações são as seguintes:
uma outorga de opções de ações representa o direito de comprar um número igual de ações subordinadas com direito a voto Classe B ao preço de exercício determinado; o preço de exercício é igual ao preço médio ponderado de negociação das ações subordinadas com direito a voto Classe B negociadas no TSX nos cinco dias de negociação imediatamente anteriores ao dia em que uma opção é concedida; as opções têm prazo máximo de sete anos e colete à taxa de 100% ao final do terceiro aniversário da data de outorga; o período de carência de três anos está alinhado com os cronogramas de aquisição dos planos RSU / PSU / DSU; se a data de vencimento de uma opção cair durante ou dentro de 10 dias úteis após o vencimento de um período de blecaute, essa data de vencimento será automaticamente prorrogada por um período de 10 dias úteis após o término do período de blecaute; e consulte as páginas “Disposições e alterações de controle” para o tratamento de opções de ações nesses casos.
Além disso, o Plano de Opção de Compra de Ações prevê que nenhuma opção ou qualquer direito em relação a ela será transferível ou atribuível de outra forma que não por vontade ou de acordo com as leis de sucessão.
Restrições adicionais e outras informações relativas ao DSUP de 2010 e ao Plano de Opção de Compra de Ações.
Nos termos do DSUP de 2010 e do Plano de Opção de Compra de Ações:
O número total de ações subordinadas com direito a voto da Classe B emitidas em tesouraria, juntamente com ações subordinadas subordinadas Classe B emitidas em tesouraria sob todos os outros acordos de remuneração baseados em garantia da Corporação, a qualquer momento, não pode exceder 10% do total emitido e em circulação. Ações de voto subordinado de Classe B e ações de Classe A; o número total de ações subordinadas com direito a voto da Classe B, emitidas pela tesouraria a insiders e suas coligadas, juntamente com ações subordinadas com direito Classe B emitidas de tesouraria para insiders e suas associadas sob todos os outros acordos de remuneração com base na garantia, a qualquer tempo. não exceda 5% do total de ações ordinárias subordinadas Classe B emitidas e em circulação; o número de ações subordinadas com direito a voto da Classe B emitidas de tesouraria para insiders e suas associadas, juntamente com ações subordinadas com direito Classe B emitidas de tesouraria a insiders e suas associadas sob todos os outros acordos de remuneração com base na garantia, dentro de um determinado ano. não poderá exceder 10% do total de ações ordinárias subordinadas Classe B emitidas e em circulação; uma única pessoa não pode ter DSUs cobrindo, ou opções para adquirir, conforme o caso, mais de 5% das ações subordinadas com direito a voto Classe B emitidas e em circulação; e o número total de opções de ações emitidas no exercício encerrado em 31 de dezembro de 2016 (29.195.107 opções de compra de ações), como um percentual do número total de ações Classe A e ações subordinadas com direito Classe B emitidas e pendentes em 31 de dezembro , De 2016, é de 1,3%.
A partir de 14 de março de 2017, o status é o seguinte:
Incluindo um número de 403.000 ações emitidas de acordo com o exercício de opções de compra de ações outorgadas pelo Plano de Opção de Compra de ações para os diretores não-executivos da Bombardier, que foi extinto a partir de 1º de outubro de 2003. O número total de subordinados da Classe B as ações com direito a voto a serem emitidas de acordo com o Plano de Opção de Compra de Ações e o DSUP 2010 não poderão exceder, levando em consideração o número total de ações subordinadas com direito a voto Classe B emitidas sob qualquer outro contrato de remuneração baseado em garantia da Corporação, 224.641.195.
Direito de alterar o DSUP de 2010 ou o Plano de Opção de Compra de Ações.
O Conselho de Administração poderá, sujeito ao recebimento das aprovações regulatórias e de bolsa de valores exigidas, alterar, suspender ou rescindir o DSUP 2010 e quaisquer DSUs outorgadas segundo o Plano de Opção de Compra de Ações e qualquer opção de compra em circulação, conforme o caso, sem obter a aprovação prévia dos acionistas da Corporação; entretanto, tal alteração ou rescisão não afetará os termos e condições aplicáveis ​​às opções de ações em circulação anteriormente concedidas sem o consentimento dos indicados, a menos que os direitos de tais opções tenham sido rescindidos ou exercidos no momento da alteração ou rescisão.
Sujeito a, mas sem limitar a generalidade do acima exposto, o Conselho de Administração pode:
encerrar, suspender ou encerrar o DSUP de 2010 ou o Plano de Opção de Compra de Ações: rescindir o prêmio outorgado sob o DSUP de 2010 ou o Plano de Opção de Compra de Ações; modificar a elegibilidade e a participação no DSUP de 2010 ou no Plano de Opção de Compra de Ações; modificar períodos durante os quais as opções poderão ser exercidas no âmbito do Plano de Opção; modificar os termos em que as concessões podem ser concedidas, terminadas, canceladas e ajustadas e, no caso de opções de ações apenas, exercidas; alterar as disposições do DSUP de 2010 ou do Plano de Opção de Compra de Ações para cumprir a legislação aplicável, os requisitos das autoridades reguladoras ou as bolsas de valores aplicáveis; alterar as disposições do DSUP 2010 ou do Plano de Opção de Compra de Ações para modificar o número máximo de ações subordinadas com direito Classe B que podem ser oferecidas para subscrição e compra sob o DSUP 2010 ou o Plano de Opção de Compra de Ações após a declaração de dividendos, subdivisões, consolidação, reclassificação ou qualquer outra modificação com relação às ações subordinadas com direito a voto Classe B; alterar o DSUP de 2010 ou o Plano de Opção de Compra de Ações, ou uma sentença de sua outorga para corrigir ou retificar uma ambiguidade, uma disposição deficiente ou inaplicável, um erro ou uma omissão; e alterar uma disposição do DSUP de 2010 ou do Plano de Opção de Compra de Ações relacionado aos aspectos administrativos ou técnicos do plano.
No entanto, não obstante o acima exposto, as seguintes emendas devem ser aprovadas pelos acionistas da Corporação:
1. No caso do Plano de Opção de Compra de Ações ou de opções em aberto:
uma emenda que permita a emissão de ações com direito a voto com subordinação Classe B a um optionee sem o pagamento de uma contraprestação em dinheiro, a menos que tenha sido feita uma dedução total das ações subordinadas com direito a voto subordinadas subjacentes do número de ações subordinadas com direito a voto da Classe B emissão no âmbito do Plano de Opção de Compra de Ações; uma redução no preço de compra das ações subordinadas com direito a voto Classe B em relação a qualquer opção ou uma extensão da data de expiração de qualquer opção além dos períodos de exercício previstos pelo Plano de Opção de Compra de Ações; a inclusão, de forma discricionária, de diretores não funcionários da Companhia como participantes do Plano de Opção de Compra de Ações; uma emenda que permita a opção de transferir opções que não sejam por vontade ou de acordo com as leis de sucessão; o cancelamento de opções com o objetivo de emitir novas opções; a concessão de assistência financeira para o exercício de opções; aumento no número de ações subordinadas com direito a voto Classe B, reservadas para emissão de acordo com o Plano de Opção de Compra de Ações; e qualquer alteração no método para determinar o preço de compra das ações subordinadas com direito a voto Classe B, em relação a qualquer opção.
2. No caso do DSUP de 2010 ou DSUs concedidos sob o mesmo:
Uma emenda permitindo que um participante transfira DSUs, exceto por vontade ou de acordo com as leis de sucessão; e Um aumento no número de ações subordinadas com direito a voto de classe B reservadas para a emissão sob o DSUP de 2010.
Em 4 de agosto de 2016, o Conselho de Administração aprovou algumas alterações no Plano de Opção, cujas alterações foram aprovadas pelo TSX, mas não estavam sujeitas à aprovação dos acionistas, de acordo com as disposições modificativas do Plano de Opção de Compra de Ações. Especificamente, essas alterações incluem.
alterações no período durante o qual as opções podem ser exercidas, extintas e canceladas em caso de morte de um participante, sem qualquer extensão do prazo original das opções de ações (as “Mudanças no POP”), e em reconhecimento ao Presidente e O trabalho dedicado do Diretor-Presidente e esforços contínuos para o sucesso da Corporação e a execução de seu atual plano de transformação, alterações feitas nos períodos durante os quais e as condições em que as opções de ações individuais são detidas ou já aprovadas para concessão à Companhia. O Presidente e Diretor Presidente, Sr. Alain Bellemare, pode ser exercido, cancelado e ajustado em determinadas circunstâncias após a cessação de seu emprego, sem qualquer extensão do prazo original de opções de ações (o “CEO Changes” e, juntamente com o SOP Changes, the “Amendments”).
As alterações do POP serão aplicadas a novas outorgas de opções de ações, bem como opções de ações previamente concedidas no âmbito do Plano de Opção de Compra de Ações, na medida em que tais opções não tenham sido integralmente exercidas e ainda estejam pendentes. As alterações foram refletidas na página “Disposições de Terminação e Mudança de Controle”.
Proibição de cobertura.
O Código de Ética estabelece as seguintes restrições à negociação de quaisquer valores mobiliários da Bombardier:
os funcionários não devem se envolver em atividades de hedge ou em qualquer forma de transações de opções negociadas publicamente em títulos da Bombardier, ou qualquer outra forma de derivativos relacionados às ações da Bombardier, incluindo “puts” e “calls”; e os funcionários não devem vender títulos da Bombardier que não possuem (venda a descoberto).
O Plano de Opção de Compra de Ações também prevê que os opcionais não podem entrar em qualquer transação de monitização ou outros procedimentos de hedge.
Diretrizes de propriedade de ações.
A Bombardier adotou as Diretrizes de Propriedade de Ações (SOG) para que os executivos vinculem seus interesses aos interesses dos acionistas. Os requisitos SOG aplicam-se ao seguinte grupo de executivos:
o Presidente Executivo do Conselho de Administração; o Presidente e o Diretor Executivo; o presidente dos segmentos de negócios; o vice-presidente de desenvolvimento de produto e engenheiro chefe da Aerospace; e os executivos sobre determinadas classes salariais se reportando diretamente ao Presidente e ao CEO, aos Presidentes dos segmentos de negócios e ao Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produto e Engenheiro Chefe, aeroespacial, conforme o caso, e que são membros de suas equipes de liderança .
Cada um desses executivos é obrigado a construir e manter uma carteira de ações Classe A ou ações ordinárias subordinadas Classe B com um valor igual a pelo menos o múltiplo aplicável de seu salário base. Consequentemente, um valor igual a pelo menos cinco vezes o seu salário base é requerido para o Presidente Executivo do Conselho de Administração e Presidente e Diretor Executivo, três vezes seu salário base para os Presidentes dos segmentos de negócios e duas a três vezes sua base salário para outros executivos, dependendo do grau salarial. O valor da carteira é determinado com base no maior valor no momento da aquisição ou no valor de mercado das ações da Bombardier realizadas em 31 de dezembro de cada ano civil.
Para fins de avaliação do nível de propriedade, a Bombardier inclui o valor das ações detidas mais os DSUs adquiridos e as RSUs outorgadas líquidas dos impostos estimados.
Como as ações da Bombardier são negociadas apenas em dólares canadenses, o salário base real é usado no mesmo nível para executivos pagos em dólares canadenses ou americanos. Para executivos pagos em outras moedas, o salário base no ponto médio da escala salarial canadense para sua posição equivalente no Canadá é usado como base para determinar sua meta de propriedade de ações.
Não há período prescrito para atingir a meta de propriedade de ações. No entanto, os executivos não podem vender ações adquiridas por meio da liquidação de RSUs / PSUs ou exercício de opções de compra de ações concedidas em junho de 2009 ou depois de ficarem sujeitas ao SOG até atingirem sua meta individual, exceto para cobrir o custo de adquirir as ações e os impostos aplicáveis.

Respostas Rápidas.
Muitas empresas usam planos de opções de ações para compensar, reter e atrair funcionários. Esses planos são contratos entre uma empresa e seus funcionários que dão aos funcionários o direito de comprar um número específico de ações da empresa a um preço fixo dentro de um determinado período de tempo. O preço fixo é frequentemente chamado de subvenção ou preço de exercício. Os funcionários que recebem opções de ações esperam lucrar exercendo suas opções de compra de ações ao preço de exercício quando as ações estão sendo negociadas a um preço que é superior ao preço de exercício.
Às vezes, as empresas reavaliam o preço pelo qual as opções podem ser exercidas. Isso pode acontecer, por exemplo, quando o preço das ações de uma empresa caiu abaixo do preço de exercício original. As empresas reavaliam o preço de exercício como forma de reter seus empregados.
Se surgir uma disputa sobre se um funcionário tem direito a uma opção de compra de ações, a SEC não intervirá. A lei estadual, não a lei federal, cobre tais disputas.
A menos que a oferta se qualifique para uma isenção, as empresas geralmente usam o Formulário S-8 para registrar os valores mobiliários oferecidos de acordo com o plano. No banco de dados EDGAR da SEC, você pode encontrar o formulário S-8 de uma empresa, descrevendo o plano ou como obter informações sobre o plano.
Os planos de opções de ações de funcionários não devem ser confundidos com o termo "ESOPs", ou planos de compra de ações de funcionários, que são planos de aposentadoria.

Plano de opções de ações
PLANO DE INCENTIVO AO EQUITY 2012.
ACORDO DE OPÇÃO DE AÇÕES
A menos que definido de outra forma, os termos em letras maiúsculas terão o significado estabelecido no Plano de Incentivo a Ações da WordLogic Corporation 2012 (o "Plano").
1. NOTIFICAÇÃO DE OUTORGA DE OPÇÃO DE AÇÕES
Você recebeu uma opção para comprar Ações Ordinárias, sujeito aos termos e condições do Plano e deste Contrato de Opção, da seguinte maneira:
Nome do Optionee:
Número total de ações concedidas:
o Opção de estoque não estatutária.
o Opção de ações de incentivo.
Preço de exercício por ação:
Data de início do vesting:
Esta opção poderá ser exercida, no todo ou em parte, de acordo com o seguinte cronograma:
[___]% das Ações sujeitas à opção serão adquiridas [__] meses após a Data de Início do Vesting e [__]% das Ações sujeitas à opção serão adquiridas a cada [ano / trimestre / mês] depois, sujeito ao continua a ser um prestador de serviços em tais datas.
Esta opção pode ser exercida por três meses após a Data de Rescisão do vencedor, exceto se a Rescisão de Serviço do Optionee for por Causa, esta opção terminará na Data de Rescisão. Após a morte ou Invalidez do oponente, esta opção poderá ser exercida por 12 meses após a Data de Rescisão do vencedor. Os períodos especiais de rescisão estão estabelecidos nas Seções 2.3 (B), 2.9 e 2.10 abaixo. Em nenhuma hipótese esta opção poderá ser exercida depois do Prazo de Entrega / Data de Expiração fornecido abaixo.
Prazo do Prêmio / Data de Vencimento:
2.1 Concessão de Opção. O Administrador por meio deste concede ao indicado indicado no Aviso de Concessão de Opção de Compra anexado como Parte I deste Contrato de Opção (a opção "Optionee") uma opção (a "Opção") para comprar o número de Ações, conforme estabelecido em o Aviso de Outorga de Opção de Compra de Ações, ao preço de exercício por Ação estabelecido no Edital de Outorga de Opção de Compra de Ações (o “Preço de Exercício”), sujeito aos termos e condições deste Contrato de Opção e do Plano. Esta Opção destina-se a ser uma Opção de Ações Não Estatutária (& quot; NSO & quot;) ou uma Opção de Ações de Incentivo (& quot; ISO & quot;), conforme previsto no Aviso de Outorga de Opção de Compra de Ações.
2.2 Exercício da Opção.
(A) Vesting / Direito ao Exercício. Esta Opção é exercível durante seu prazo de acordo com o Cronograma de Vesting estabelecido na Seção 1 e as disposições aplicáveis ​​deste Contrato de Opção e do Plano. Em nenhum caso esta Opção se tornará exercível por Ações adicionais após uma Rescisão de Serviço por qualquer motivo. Não obstante o acima exposto, esta Opção torna-se exercível na íntegra se a Companhia estiver sujeita a uma Mudança no Controle antes da Rescisão do Serviço da Opção, e dentro de 12 meses após a Alteração no Controle a Opção estiver sujeita a Rescisão de Serviço resultante de: (i a descarga involuntária da Optionee pela Companhia (ou o Afiliado que a emprega) por outras razões que não a Causa (definida abaixo), morte ou Incapacidade; ou (ii) renúncia da Optionee por Boa Razão (definida abaixo). Esta Opção também pode se tornar exercível de acordo com a Seção 2.11 abaixo.
O termo "Causa" significa (1) o roubo, desonestidade ou falsificação da Optionee de quaisquer documentos ou registros da Empresa ou de qualquer Afiliado; (2) o uso indevido da Optionee ou a divulgação de informações confidenciais ou proprietárias da Empresa ou de qualquer Afiliada que resultem ou resultem em dano material à Empresa ou a qualquer Afiliado; (3) qualquer ação da Optionee que tenha um efeito prejudicial na reputação ou nos negócios da Empresa ou de qualquer Afiliado; (4) falha ou incapacidade da Optionee de desempenhar quaisquer tarefas atribuídas razoavelmente após notificação por escrito da Empresa ou de uma Afiliada, e uma oportunidade razoável para curar, tal falha ou incapacidade; (5) qualquer violação material pelo Optionee de qualquer contrato de emprego ou serviço entre a Optionee e a Empresa ou uma Afiliada, cuja violação não seja sanada de acordo com os termos de tal acordo; (6) a condenação da Optionee (incluindo qualquer alegação de culpa ou nolo contendere) de qualquer ato criminoso que prejudique a capacidade da Optionee de desempenhar suas funções com a Empresa ou uma Afiliada; ou (7) violação de uma política material da Empresa. O termo "boa razão" significa, conforme determinado pelo Administrador, (A) uma alteração material adversa no título, estatura, autoridade ou responsabilidades da Optionee com a Empresa (ou o Afiliado que a emprega); (B) uma redução material no salário base da Optionee ou oportunidade de bônus anual; ou (C) recebimento de aviso de que o local de trabalho principal da Optionee será realocado em mais de 50 milhas.
(B) Método de Exercício. Esta Opção é exercível entregando ao Administrador uma "Notificação de Exercício" totalmente executada. ou por qualquer outro método aprovado pelo Administrador. O Aviso de Exercício deverá prever que a Optionee esteja a optar por exercer a Opção, o número de Acções em relação às quais a Opção está a ser exercida (as "Acções Exercidas"), e outras representações e acordos que possam ser requeridos pelo Administrador. . O pagamento do Valor de Exercício total agregado em relação a todas as Ações Exercidas deve acompanhar o Aviso de Exercício. Esta Opção será considerada exercida após o recebimento, pelo Administrador, de tal Aviso de Exercício, plenamente executado, acompanhado por tal Preço de Exercício agregado. A Optionee é responsável por apresentar quaisquer relatórios de remessa ou outros registros de câmbio necessários para pagar o Preço de Exercício.
2.3 Limitação ao Exercício.
(A) A outorga desta Opção e a emissão de Ações mediante o exercício desta Opção estão sujeitas ao cumprimento de todas as Leis Aplicáveis. Esta Opção não poderá ser exercida se a emissão de Ações mediante o exercício constituir uma violação de quaisquer Leis Aplicáveis. Além disso, esta Opção não poderá ser exercida, a menos que (i) uma declaração de registro nos termos do Securities Act de 1933, conforme emendada (a "Securities Act") esteja em vigor no momento do exercício desta Opção com relação às Ações; ou (ii) na opinião de um consultor jurídico da Companhia, as Ações emitidas no exercício desta Opção poderão ser emitidas de acordo com os termos de uma isenção aplicável dos requisitos de registro da Lei de Valores Mobiliários. A Optionee é advertida de que, a menos que as condições acima sejam satisfeitas, a Optionee pode não ser capaz de exercer a Opção quando desejar, mesmo que a Opção seja adquirida. Como condição adicional para o exercício desta Opção, a Empresa pode exigir que a Opção de Garantia satisfaça quaisquer qualificações que possam ser necessárias ou apropriadas, para comprovar a conformidade com qualquer lei ou regulamento aplicável e para fazer qualquer representação ou garantia com relação a isso conforme possa ser solicitado pela Companhia. Quaisquer Ações emitidas serão "títulos restritos"; como esse termo é definido na Regra 144 do Securities Act, e terá uma legenda restritiva apropriada, a menos que estejam registrados sob o Securities Act. A Companhia não tem obrigação de registrar as ações emitidas no exercício desta Opção.
(B) Período Especial de Terminação. Se o exercício da Opção no último dia do período de rescisão estabelecido na Seção 1 for impedido pela operação do parágrafo (A) desta Cláusula 2.3, então esta Opção permanecerá exercível até 14 dias após a primeira data em que o parágrafo (A) não opera mais para impedir o exercício da Opção.
2.4 Método de Pagamento. O pagamento do Preço de Exercício agregado deve ser feito por qualquer um dos seguintes métodos; desde que, no entanto, o pagamento esteja em estrita conformidade com todos os procedimentos estabelecidos pelo Administrador:
(B) cheque ou transferência bancária;
(C) sujeito a quaisquer condições ou limitações estabelecidas pelo Administrador, outras Ações que tenham um Valor Justo de Mercado na data da entrega ou atestado igual ao Preço de Exercício agregado;
(D) consideração recebida pela Companhia sob um programa de venda e remessa assistida pelo corretor aceitável para o Administrador (os Diretores e Diretores não serão autorizados a usar este procedimento se este procedimento violar a Seção 402 da Lei Sarbanes-Oxley de 2002, como alteradas);
(E) sujeito a quaisquer condições ou limitações estabelecidas pelo Administrador, retenção pela Companhia de muitas das Ações que de outra forma teriam sido entregues mediante o exercício da Opção, assim como um Valor Justo de Mercado na data de exercício igual ao exercício agregado preço de todas as Ações em que a Opção estiver sendo exercida, desde que a Opção seja restituída e cancelada em relação a tais Ações; ou.
(F) qualquer combinação dos métodos de pagamento anteriores.
2.5 Licença de ausência O Optionee não incorrerá na Cessação do Serviço quando o Optionee sair de licença de boa fé, se a licença foi aprovada pela Empresa (ou pelo Afiliado que a emprega) por escrito e se o crédito contínuo do serviço for exigido pelos termos da licença ou pela lei aplicável. O Optionee deverá incorrer em uma Rescisão de Serviço quando a licença aprovada terminar, no entanto, a menos que a Optionee retorne imediatamente ao trabalho ativo.
Para fins de ISOs, nenhuma licença de ausência pode exceder três meses, a menos que o direito de reemprego ao término de tal licença seja fornecido por estatuto ou contrato. Se o direito de reemprego não for fornecido por estatuto ou contrato, a Optionee será considerada como tendo rescindido a Rescisão de Serviço no primeiro dia imediatamente após o período de três meses de licença para fins da ISO e esta Opção deixará de ser tratada. como um ISO e terminará com o término do período de três meses que começa a data em que a relação de trabalho é considerada encerrada.
2.6 Não Transferibilidade da Opção. Esta Opção não pode ser transferida de qualquer outra forma que não seja por vontade ou pelas leis de descida e distribuição, e pode ser exercida durante a vida da Optionee somente pelo Optionee. Os termos deste Contrato de Opção e o Plano serão vinculantes para os executores, administradores, herdeiros, sucessores e cessionários da Optionee. Esta Opção não pode ser atribuída, prometida ou hipotetizada pelo Optionee seja por força de lei ou de outra forma, e não está sujeita a processo de execução, anexo ou similar. Não obstante o disposto acima, se esta Opção for designada como uma Opção de Compra de Ações Não Estatutária, o Administrador poderá, a seu exclusivo critério, permitir que a Optionee transfira esta Opção como um presente para um ou mais membros da família. Para fins deste Contrato de Opção, & quot; membro da família & quot; significa uma criança, enteado, neto, pai, padrasto, avô, cônjuge, ex-cônjuge, irmão, sobrinha, sobrinho, sogra, sogro, genro, nora, irmão - na lei, ou cunhada (incluindo as relações adotivas), qualquer indivíduo que compartilhe a família da Optionee (que não seja um inquilino ou empregado), uma relação de confiança na qual um ou mais desses indivíduos tenham mais de 50% dos benefícios. juros, uma fundação na qual a Optionee ou uma ou mais dessas pessoas controlam a administração de ativos, e qualquer entidade na qual a Optionee ou uma ou mais dessas pessoas possuam mais de 50% do capital votante. Não obstante o disposto acima, durante qualquer Período de Qualificação da Califórnia, esta Opção não poderá ser transferida de outra forma que não seja por vontade, pelas leis de descida e distribuição ou, se for designada como uma Opção de Ações Não Estatutária, conforme permitido pela Regra 701 da a Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterada, conforme determinado pelo Administrador, a seu exclusivo critério.
2.7 Prazo da Opção. Esta Opção somente poderá ser exercida dentro do prazo estabelecido no Aviso de Outorga de Opção de Compra de Ações, podendo ser exercida durante tal prazo somente de acordo com este Contrato de Opção e com o Plano.
2.8 Obrigações Fiscais.
(A) Impostos Retidos. A The Optionee deve tomar providências apropriadas com o Administrador para a satisfação de todos os impostos de renda federais, estaduais, locais e estrangeiros aplicáveis, imposto de trabalho e quaisquer outros impostos devidos como resultado do exercício da Opção. Com o consentimento do Administrador, esses acordos podem incluir a retenção de Ações que de outra forma seriam emitidas para a Optionee de acordo com o exercício desta Opção. A Sociedade pode recusar-se a honrar o exercício e recusar entregar Ações se tais quantias retidas não forem entregues no momento do exercício.
(B) Aviso de Disqualifying Disposition of ISO Shares. Se a Opção é uma ISO, e se a Optionee vender ou alienar qualquer das Ações adquiridas de acordo com o exercício da ISO antes ou depois da (i) data de dois anos após a Data de Outorga, ou (ii) a data de um ano após a data do exercício, a Optionee notificará imediatamente o Administrador por escrito de tal disposição. A Optionee pode estar sujeita à retenção de imposto de renda pela Companhia sobre a receita de compensação reconhecida pelo Optionee.
2.9 Período de Rescisão Especial se a Entidade sujeita à Seção 16 (b). Se uma venda dentro do prazo de rescisão aplicável estabelecido na Cláusula 1 de Ações adquiridas mediante o exercício desta Opção sujeitar a Opção a se enquadrar na Seção 16 (b) do Exchange Act, esta Opção permanecerá exercível até que ocorra o mais cedo possível de (i) o décimo dia seguinte à data em que uma venda de tais ações pela Optionee deixaria de estar sujeita a tal processo, (ii) o 190º dia após o término do Serviço da Opção, ou (iii) a Data de Expiração.
2.10 Período de rescisão especial se o Optionee estiver sujeito ao período de blackout. A Companhia estabeleceu uma Política de Negociação com Informações Privilegiadas (uma vez que tal política pode ser alterada de tempos em tempos, a "Política") em relação à negociação enquanto estiver em posse de informações relevantes não divulgadas. A Política proíbe que executivos, diretores, funcionários e consultores da Companhia e suas subsidiárias negoceiem valores mobiliários da Companhia durante certos períodos de “Períodos de Blackout”. conforme descrito na Política. Se o último dia do período de rescisão estabelecido na Seção 1 ocorrer durante esse Período de Blecaute, esta Opção permanecerá exercível até 14 dias após a primeira data em que não houver mais um Período de Blecaute aplicável ao Optionee.
2.11 Mudança no controle. Mediante uma Mudança no Controle antes da Cessação do Serviço da Opção de Venda, a Opção será assumida ou uma opção ou direito equivalente substituído pela empresa sucessora ou por uma controladora ou subsidiária da empresa sucessora. Se a empresa sucessora se recusar a assumir ou substituir a Opção, imediatamente antes e condicionada à consumação da Alteração no Controle, a Opção será totalmente investida e terá o direito de exercer a Opção. Além disso, se a Opção se tornar totalmente adquirida e exercível em lugar de suposição ou substituição no caso de uma Alteração no Controle, o Administrador notificará a Optionee por escrito ou eletronicamente de que a Opção será totalmente adquirida e exercível por um período determinado por o Administrador, a seu exclusivo critério, e a Opção será rescindida no vencimento desse período.
2.12 Restrições à Revenda. A Optionee não venderá quaisquer Ações em um momento em que a Lei Aplicável, as políticas da Empresa ou um contrato entre a Companhia e seus subscritores proíbam uma venda. Esta restrição se aplicará, desde que a Optionee seja uma Prestadora de Serviço e para o período após a Rescisão de Serviço da Optionee, conforme determinado pelo Administrador.
2.13 Acordo de Bloqueio. Em conexão com qualquer oferta pública subscrita de Ações feita pela Companhia de acordo com uma declaração de registro arquivada sob o Securities Act, a Optionee não oferecerá, venderá, contratará para vender, prometer, hipotecar, conceder qualquer opção de compra ou venda a descoberto. ou de qualquer outra forma alienar quaisquer Ações (incluindo, mas não se limitando a, Ações sujeitas a esta Opção) ou quaisquer direitos de adquirir Ações da Companhia pelo período com início na data de apresentação de tal declaração de registro junto à Securities and Exchange Commission e na época, conforme estabelecido pelos subscritores para tal oferta pública; desde que, no entanto, esse período termine no prazo máximo de 180 dias a partir da data efetiva de tal declaração de registro. A limitação anterior não se aplica a ações registradas para venda em tal oferta pública.
2.14 Contrato Integral; Lei Aplicável. Este Contrato de Opção e o Plano constituem o contrato integral entre as partes com relação ao objeto deste e substituem em sua totalidade todos os compromissos e contratos anteriores da Companhia e da Optionee com relação ao objeto deste, e não podem ser modificados o interesse da Optionee, exceto por meio de um documento assinado pela Companhia e pela Optionee. Este Contrato de Opção é regido pelas leis substantivas internas, mas não pela escolha de regras legais, de Nevada.
2.15 Sem Garantia de Serviço Continuado. O exercício da Opção de acordo com o Cronograma de Exercício deste documento é obtido apenas pela continuidade como Prestador de Serviços à vontade da Empresa (e não pelo ato de ser contratado, sendo concedida uma Opção, ou adquirindo Ações nos termos deste). Este Contrato de Opção, as transações aqui contempladas e o Cronograma de Exercício aqui estabelecido não constituem uma promessa expressa ou implícita de envolvimento continuado como Prestador de Serviços para o período de carência, por qualquer período ou de qualquer forma, e não devem interferir na Optionee direito ou o direito da Empresa de terminar o relacionamento da Optionee como Prestador de Serviços a qualquer momento, com ou sem Causa.
Pela assinatura da Optionee e assinatura do representante da Companhia abaixo, a Optionee e a Companhia concordam que esta Opção é concedida e regida pelos termos e condições deste Contrato de Opção e do Plano. A Optionee revisou este Contrato de Opção e o Plano em sua totalidade, teve a oportunidade de obter a assessoria jurídica antes de executar este Contrato de Opção e compreende totalmente todas as disposições deste Contrato de Opção e do Plano. A Optionee neste ato concorda em aceitar como vinculante, conclusivo e final todas as decisões ou interpretações do Administrador sobre quaisquer questões relativas a este Contrato de Opção e ao Plano.
A Optionee concorda ainda que a Companhia pode entregar todos os documentos relacionados ao Plano ou a esta Opção (incluindo prospectos exigidos pela Comissão de Valores Mobiliários) e todos os outros documentos que a Companhia é obrigada a entregar aos detentores de títulos ou a Optionee (incluindo relatórios anuais, declarações de procuração e demonstrações financeiras), seja por e-mail ou por e-mail de um local do site onde esses documentos foram publicados. O Optionee pode, a qualquer momento (i) revogar este consentimento para entrega de e-mail desses documentos; (ii) atualizar o endereço de e-mail para entrega desses documentos; (iii) obter gratuitamente uma cópia impressa desses documentos, em cada caso, escrevendo para a empresa em 1130 West Pender Street, Suite 230, Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá V6E 4A4. O Optionee pode solicitar uma cópia eletrônica de qualquer um desses documentos, solicitando uma cópia por escrito da Companhia. A Optionee entende que uma conta de e-mail e hardware e software apropriados, incluindo um computador ou telefone celular compatível e uma conexão com a Internet, serão necessários para acessar documentos entregues por e-mail.
1130 West Pender Street, Suite 230
Vancouver, Colúmbia Britânica.
Senhoras e senhores:
Eu, por meio deste, exerço a Opção que me foi concedida em _______________, 2012, pela WORDLOGIC CORPORATION (a & # 147; Corporation & # 148;), sujeita a todos os termos e provisões do mesmo e do Plano de Incentivo à Equidade (o & # 147; 148;), e notificá-lo do meu desejo de comprar ___ ações de incentivo e ___ ações não qualificadas de Ações Ordinárias da Corporação a um preço de $ ____ por ação de acordo com o exercício da referida Opção.

Pensamentos sobre planos de opções de ações
Na Roménia existem muito poucos regulamentos específicos sobre “Planos de Opção de Ações” ”.
Como estamos acostumados a começar com as definições, vou começar dizendo que a única definição para esse plano é encontrada em um regulamento da CNVM (National Securities Commission) [1]. Este tipo de Plano é definido como “um programa iniciado em uma empresa cujos valores mobiliários são admitidos à negociação em mercado regulamentado [...], o que dá aos empregados desta empresa o direito de comprar um determinado número de ações emitidas por essa empresa por um período determinado. preço preferencial ”.
Isso significa que para tal Plano não há regulamentações específicas sobre LLCs e sociedades anônimas cujas ações não são negociadas.
E, no entanto, o que fazemos neste caso? Nós “jogamos” com as disposições legais existentes, pensamos criativamente e chegamos às seguintes formas de implementar tal Plano:
(A) Através da aquisição de suas próprias ações pelo JSC e sua distribuição para os funcionários da empresa:
A lei das empresas [2] prevê a possibilidade de um JSC adquirir as suas próprias acções para as distribuir aos seus empregados [3].
Basicamente, vamos supor que a Empresa X, uma sociedade por ações, deseja conceder alguns benefícios a seus funcionários.
Em um determinado momento, vamos chamá-lo de T0, a Empresa X decide dar ao seu empregado a opção de comprar um certo número de ações a um preço igual ao valor nominal dessas ações, ou ao preço de mercado válido no momento da opção. é concedido. Ao mesmo tempo, a Empresa X aumenta seu capital emitindo o mesmo número de ações que a própria Companhia X subscreve e paga. Mais tarde, vamos chamá-lo de T1, quando podemos supor que o valor da Empresa X aumentou (ou um investimento foi feito nesse meio tempo) e uma saída está prevista, o funcionário decide exercer sua opção de comprar as ações. Teoricamente, quando ele exerce a opção, o empregado deve pagar o valor das ações pelo preço pré-estabelecido quando a opção foi concedida (“preço de exercício”). Se o preço de exercício for muito alto e o empregado não tiver tal quantia de dinheiro disponível, a Empresa X poderá aprovar o crédito do empregado sob um contrato de empréstimo com o valor que representa o preço de exercício que o funcionário deve pagar no empréstimo. saída da empresa. Ao contrário da empresa cujas ações são negociadas em um mercado regulado e cujo valor é facilmente identificado a qualquer momento, no caso de empresas cujas ações não são negociadas, seu valor em um determinado momento é mais difícil de determinar, sendo esta operação realizada, por exemplo, por um avaliador autorizado.
No entanto, a Lei das empresas fornece certas limitações ao implementar tal Plano: (i) as ações emitidas pela empresa para serem distribuídas aos seus empregados devem ser distribuídas em 12 meses a partir da aquisição das mesmas [4]; ii) o valor nominal das suas próprias acções adquiridas não pode exceder 10% do capital social emitido da empresa [5].
Em conclusão, tal Plano implementado de acordo com a estrutura acima teria uma duração máxima de 12 meses, no final do qual o empregado exerce sua opção, ou a opção expira e o empregado não pode mais exercer esse direito no futuro.
(B) Através do aumento do capital social pelo JSC ou LLC, no momento em que as ações são efetivamente dadas aos empregados:
As LLCs não têm a possibilidade de adquirir suas próprias ações da maneira descrita no ponto (A) acima. Assim, no caso deles, uma estrutura diferente que possa acomodar as peculiaridades de tais empresas deve ser aplicada.
Portanto, vamos supor que a Empresa Y, uma LLC, deseje conceder a seus funcionários a opção de comprar ações. Assim, no momento T0, a empresa conclui com seus empregados (ou com alguns deles) um acordo chamado “acordo de opção de ações”, pelo qual se compromete a conceder aos empregados a opção de comprar um determinado número de ações a um preço pré-estabelecido. se determinadas condições forem cumpridas.
Elementos e condições mínimas do “acordo de opção de ações”
Como exemplo, a opção pode ser exercida pelo empregado nas seguintes condições:
(a) 25% do número de ações abrangidas pela opção, no prazo de 6 (seis) meses a contar da data de assinatura do contrato; e.
(b) 75% do número de ações abrangidas pela opção, no prazo de 1 (um) ano, a contar da data de assinatura do contrato.
Exceto quando expressamente permitido de outra forma, o funcionário não poderá exercer a opção na data ou após a rescisão do contrato de trabalho com a Empresa ou na data em que o funcionário receber (ou enviar) uma notificação de tal rescisão, o que ocorrer primeiro.
Entre os elementos mínimos essenciais que um “acordo de opção de ações” deve conter, estão os seguintes:
(a) a data em que a opção foi concedida;
(b) o número de ações abrangidas pela opção;
(c) o preço preferencial predeterminado das ações;
(d) o modo de rescisão.
Assim, o contrato pode cessar no momento da compra pelo empregado de todas as ações para as quais ele recebeu o direito de uma opção de compra ou pode cessar se a opção expirar sem que o empregado tenha exercido o direito.
O preço pré-estabelecido pode ser o valor nominal das ações ou seu valor de mercado no momento em que o contrato foi concluído (valor determinado, por exemplo, com base em um relatório de avaliação elaborado por um avaliador autorizado); esse preço pode ser pago pelo funcionário no momento da compra real. No momento T0, a empresa Y não tem as ações prometidas aos funcionários.
No momento T1, após assumirmos que o valor da Empresa Y aumentou ou um investimento foi feito na empresa e uma saída está prevista, o funcionário decide exercer sua opção de compra. Para que o empregado se torne um associado, a Companhia Y terá que aprovar na assembléia geral de acionistas o aumento do capital social ea subscrição das novas ações pelo empregado, de acordo com o contrato de opção de ações. Neste momento, o empregado teria que realmente pagar as ações. No entanto, se novamente o preço de exercício for muito alto e o empregado não tiver tal quantia de dinheiro disponível, a Empresa Y poderá aprovar o empréstimo ao empregado, o valor que representa o preço de exercício, sendo que o funcionário deve reembolsar o empréstimo no momento do pagamento. Saída. Nessa situação, o funcionário reembolsa a empresa Y a quantia de dinheiro após a saída e ele lucra com a venda das ações em um valor superior ao que ele comprou.
(C) Através da outorga de opções pela controladora aos empregados de sua subsidiária na Romênia:
Outro tipo de estrutura pode ser implementado se os funcionários de uma empresa na Romênia receberem uma opção de compra de ações da empresa controladora, uma pessoa jurídica não residente, cujas ações são negociadas em uma bolsa de valores estrangeira. Tal estrutura pode ser aplicada a empresas na Romênia que fazem parte de um grupo de empresas.
Em conclusão, a implementação legal de tal Plano é possível para LLCs e JSCs cujas ações não são negociadas, com certas limitações. Além disso, há algumas questões fiscais importantes que devem ser mencionadas para ter uma visão completa da implementação de tal Plano na Romênia.
Com relação ao tratamento tributário, de acordo com o Código Tributário, os benefícios na forma do direito a um “plano de opção de compra de ações” concedidos aos empregados não são considerados benefícios relacionados ao salário no momento da concessão ou no momento do exercício da opção. . . [6] Nesse caso, o ganho é determinado como a diferença entre o preço de venda e o preço de compra preferencial, menos os custos de transação. Este tratamento fiscal aplica-se explicitamente a sistemas de opções de ações implementados por uma empresa cujas ações são negociadas em um mercado regulado.
Quanto a outros tipos de empresas, há profissionais que alegam que quaisquer outras estruturas do tipo Plano implementadas pelas LLCs ou JSCs cujas ações não são negociadas não se enquadram na definição dada pela CNVM, razão pela qual não estão cobertas pelas disposições acima. do Código Tributário. Portanto, em tais situações, no momento do exercício da opção de compra (momento T1), um benefício relacionado ao salário tributável como tal seria concedido. Além disso, no momento da saída, o funcionário obteria uma receita calculada como a diferença entre o preço de venda e o preço de mercado das ações da empresa no momento do exercício da opção.
Acreditamos que o tratamento tributário deve ser consistente em todos os níveis, independentemente do tipo de empresa que oferece esse tipo de plano aos seus funcionários. No entanto, a interpretação das autoridades fiscais no caso de uma LLC ou JSC cujas ações não são negociadas ainda não é publicamente conhecida. Portanto, até esclarecer ou complementar os regulamentos atuais, é mais difícil estabelecer claramente o regime tributário de tal Plano.
[1] Norma no. 348/2008 sobre a determinação, retenção e remissão do imposto sobre ganhos de capital decorrentes da transferência de valores mobiliários, obtidos por pessoas físicas, que foi aprovado por despacho do Ministério da Economia e Finanças em conjunto com a Comissão Nacional de Valores, publicado no Jornal Oficial Parte I, não. 24 de 12 de janeiro de 2009.
[2] Lei no. 31/1990 sobre empresas.
[3] Artigo 103 1, parágrafo 2, da Lei n. 31/1990 sobre empresas.
[4] Artigo 103.º, n. º 1, n. º 2, da Lei n. º 31/1990 sobre empresas.
[5] Artigo 103 1 parágrafo (1) letra (b) da Lei no. 31/1990 sobre empresas.
[6] Artigo 55, parágrafo (4) letra p do Código Tributário.
(Versão em inglês por Teodora Popescu)
Cateva considerente privind „Planos de Opção de Ações”
Em România exista foarte reglementări specifice referitoare la „Planos de Opção de Acções”.
A partir de agora, a fim de determinar a data da entrada em vigor do plano de entrada em vigor, a Comissão Nacional de Valores Mobiliários [1]. Un astfel de Plan this defini ca iniţiat iniţiat in cadrul unei societăţi comerciale ale cărei valori mobiliare sunt admise la tranzacţionare pe o piaţă reglementată [& # 8230;], prin care se acorda angajaţilor acestei societăţi comerciale dreptul de a achiziţiona un număr determinat de acţiuni emise de societatea respectivă la un preţ preferenţcial ».
O serviço de saúde é uma das modalidades prévias de implementação de uma planta de planejamento. Totodata, intrucat CNVM seplant, dupa cum bine stim, cu reglementarea and supravegherea pieţei de capital, reglementarile acestuia sa refera, firesc, doar la societăţi ale căror acţiuni sunt tranzacţionate, si nu la alte tipuri de societăţi.
As empresas podem participar no plano de planeamento e, em particular, no âmbito de uma actividade privada e privada.
Si totusi, ce facem em acest caz J? Ne jucam cu dispozitiile legale existente, gandim creativ Jai ajungem la următoarele modalităţi de implementare a unui astfel de Plan:
(A) Prin dobândirea propriilor acţiuni de către un sa şi distribuirea acestora către angajaţii societăţii:
Legea societăţilor comerciale [2] prevue posibilitatea unui SA de a-şi dobândi propriile acţiuni în scopul distribuirii acestora către angajaţii săi [3].
Practic, să presupunem cã X SA doreşte să acorde unele avantaje angajaţilor acesteia.
La momentul T0, Societatea X decide, em seguida, angariar a resposta de um pedido de decisão de acordo com um número de ordem de ano, ou seja, o primeiro a definir a data de entrada em vigor. Acn acelaşi moment, societatea X îşi majoreaza capital social prin emiterea aceluiaşi număr de acţiuni, pe care le subsie lei le plăteşte chiar societatea X. La momentul T1, la care presupunem că valoarea societăţii X a crescut (sau a avut loc a investiţie intre timp Se for caso disso, uma decisão final pode decidir exercer uma actividade de controlo e de execução. Teoretic, in momentul exercitàrii opţiunii, angajatul ar trebui să achite valoarea acestora la preţul pre-stabilit la data acordarii («preço de exercício»). Em caso de crise, o preço será cobrado, assim como o seu custo adicional será cobrado, será cobrada uma taxa de juro anual para a compra de um contrato de prestação de contas. la momentul exit-ului. Spre deosebire de societatea ale carei actiuni sunt tranzacţionate pe o piaţă reglementată, a cărei valoare este foarte uşor de identificat în orice moment, în cazul unor societăţi ale carei actiuni nu sunt tranzacţionate, valoarea acestora a un anitit moment dat este estado a mai greu de stabilit , ea putand fi stabilită, spre exemplo, de un evaluator autorizat.
Cuate to acestea, Legea societăţilor comerciale prev i anumite limite la implementea unui asemenea Plano: (i) a empresa deve subscrever uma sociedade de distribuição distribuída e angajaţilor săi trebuie distribuir em termos de 12 luni de la dobandirii lor [4]; (ii) valoarea nominală a acţiunilor proprii dobandite nu poate depăşi 10% din capital social subscris al societăţii [5].
Em última análise, um plano de execução deve ser estruturado com mais de uma vez, com duração máxima de 12 dias, o prazo final, o período de exercício de exercício de exercício, o prazo de validade, o prazo de validade e a data de início de exercício.
(B) Prin majorarea capitalului social de către un SA sau un SRL, la momentul sensérié a efetivi a la pliété:
SRL-urile nu au posibilitatea dobândirii propriilor părţi sociale, prin modalitatea descrisă la punctul (A) de de mai sus. Astel, ou seja, um agente de assistência médica deve aplicar ou estruturar a prestação de cuidados de saúde particular e profissional.
Astfel, să presupunem că societaatea Y SRL doreşte să acorde angajaţilor săi opţiunea de a cumpăra părţi sociale. Oportunamente, o momento oportuno, a sociedade anônima com a participação de todos os interessados, o acordo de opção de compartilhamento de direitos de pensão e a prestação de serviços são obrigatórios, ou seja, a prestação de serviços é necessária. îndeplinirii sau manifestării anumitor condiţii.
Elemente e condiţii minime ale „acordo de opção de compartilhamento”
Por favor, observe que a acomodação e a utilização da piscina estão disponíveis em:
a) 25% din numărul acţiunilor / partilor sociale ce fac obiectul opţiunii în termen de 6 (şase) luni de la data semnării convenţiei; si.
(b) 75% din numărul acţiunilor / partilor sociale ce fac obiectul opţiunii în termen de 1 (un) de la semnării convenţiei.
Cu excetuam os cuidados com este permis altfel em mod específico, angajatul nu isu va putea exerci optiunea la sau după dados o cuidado contratual de muncan al angajatului cu Societatea încetează sau dados o cuidado angajatul prime (sau trimite) o notificare cu privire la o asemenea încetare, oricare dintre acestea sobrevive mai devreme.
Printre elementele minime esenţiale pe care „compartilhar opção acordo” trebuie să le cuprindă, sunt incluse următoarele:
(a) data la care a fost acordată opţiunea;
(b) numărul de actiuni / părţi sociale care face obiectul opţiunii;
c) Preţul preferenţial pre-determinat al acţiunilor;
(d) modalitatea de încetare.
As convenções, convenções e recomendações são necessárias para que os membros da equipe se encarreguem de tomar uma decisão sobre a execução de suas atividades, bem como sobre a execução de um plano de atendimento, bem como sobre a execução de suas atividades.
Pretul un prestatio poate fi valoarea nominali a părţilor sociale sau valoarea de piata a acostara la momentul incheierii conventiei (estabiliza, se for exemplar, în baza unui raport de evaluate method of un appralator autorizat), preñul putá fi achitat de angajat la momentul achiziţionării effective. La momentul T0 societatea Você precisa se comprometer com a promessa de angajaţilor.
La momentul T1, după ce presupunem că valoarea societăţii Y a crescut sau a avut loc a investiţie şi se preconiz un out, angajatul decide să îşi exercite opţiunea de cumpărare. Você deve estar interessado em contribuir para a associação de empresas e grupos de interesse, bem como para participar de uma associação de capital social e administrativo, em conformidade com o contrato de opção de compartilhamento. Um momento de acaso angajatul ar trebui să achite efectiv părţile sociale. Totuşi, in situţia în care, din nou, strike price ar fi destul de mare ñi angajatul nuar avea disponibilidad asemenea sumă de bani, sociétatea Y poate aproba „creditarea” angajatului cu suma reprezentand strike preço urmand ca împrumutul să fie rambursat de catre angajat la momentul exit-ului. Asntr-o asemenea situação, angajatul rambursează societăţii A suma de bani, după momentul exit-ului si înregistreaza un câştig din vânzarea părţilor sociale la o valoare mai mare decat cea cu care le-a achiziţionat.
(C) Prin acordarea de optiuni de către societatea „mamă” către angajaţii societăţii „fiică” din România:
Un alt tip de structurate poate fi implementată in situaţia in care angajaţii unei societăţi din România primec op opiunea de cumpărare a unor acţiuni ale firmière â € ¢ mamaâ € pers mama ”jur jur jur jur jur jur jur jur jur jur jur,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale mama ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale ale O asfel de structuré se poate ads societă tilor din România care fac parte dintr-un grup de societăţi.
Em concluzie, investigea juridica a uni astfel de Plan this posibila la SRL-uri et la SA-uri ale caror actiuni nu sunt tranzactionate, cu anumite limiti. Além disso, os serviços de saúde são importantes para o tratamento de saúde na Roménia.
În ceea ce priveşte tratamentul fiscal, conformar Codului Fiscal, avantajele sub forma dreptului la „stock option plan” acordate angajaţilor nu sunt considerate avantaje de natură salarială la momentul acordarrii şi la momentul exercitării opţiunii. [6] A acest caz, câştigul se determinan ca differenţă între preţul de vânzare ñi preţul de cumpărare preferenţial, diminuat co costurile aferente tranzacţiei. Acestamentement fiscal se aplica in mod expres sistemelor stock option implementate de către o societate ale cărei acţiuni sunt tranzacţionate pe o piaţă reglementată.
Referente la celelalte tipuri de societati, există opinii ale practicienilor care sustentar ca racterizaç ão estruturada de tip Plano de implementação de catre SRL-uri sau SA-uri ale caror actiuni nu sunt tranzactionate nu se încadrează în definiţia datã de CNVM, motiv pentu care accestea nu intra sub incidenta prevederilor Codului Fiscal sus-menţionate. Prin urmare, em astfel de situatori, la momentul exercitări opţiunii de cumpărare (momentul T1) está disponível para uma avantação de natureza, impozabil ca atare. A fim de permitir a obtenção de um cálculo unívoco e diferenciado, o cálculo pode ser obtido através de uma análise comparativa, com o objectivo de determinar a importância de uma actuação societària de la momentul exercitarii optiunii.
Consideram-se aplicáveis ​​os critérios fiscais aplicáveis ​​à unitar, indiferent de tipologia societàţii care offeră tipul de Plan angajaţilor săi. Cu toate acestea, interpretar autoritanţor or fiscale in situation unui SRL sau a unui SA ale ati actiuni nu sunt tranzactionate nu este deocamdata cunoscuta in mod public, de aceea, până la clarifyea sau completea reglementărilor actuale, este mai greu de stabilit cu claritate care este, in fapt, regimul fiscal al uni astfel de Plan.
[1] Norma privind especifica, reimplantea e voltea impozitului pe câmbria de capital rezultat din transferul titulurilor de valoare, obţinut de persoanele fizice, ce a fob aprobată prin Ordin commun al Ministerului Economiei and Finanţelor şi Comisiei Naţionale a Valorilor Mobiliare no. 348/2008, Publicada na Monitorul Oficial Partea I nr. 24 din 12 de janeiro de 2009.
[2] Legea nr. 31/1990 privind societatile comerciale.
[3] Articolul 103 1 (2) din Legea nr.31 / 1990 privind societatile comerciale.
[4] Articolul 103 1 (2) din Legea nr.31 / 1990 privind societatile comerciale.
[5] Articolul 103 1 alin (1) lit (b) din Legea nr. 31/1990 privind societatile comerciale.
[6] Articolul 55 alin (4) lit. p din Codul Fiscal.
Doua comentarii da minha mina:
& # 8211; Pentru antreprenorii o inceput de tambor: nu va speriati & # 8211; as vorbesc si si scriu avocatii, trebuie sa fiti mereu cu mintea deschisa si sa intelegeti parten de business din spatele cuvintelor lor incalcite. Succesul real sta intr-o combinatie de antreprenor / avocat care is se inteleaga unul pe celalalt.
& # 8211; Você pode se divertir com Mary este por sua vez. Alternativa preferata (probabilística), desi e a nu, são as espécies que são mais benéficas para este fim, este (B). Adici faci un contract cu comercial, in care promiti si definesti dealul pe care il faci cu el / ea, iar la momentul x faci o maiorare de capital in care el / ea são actiuni. Vamos começar um pouco 🙂
Mary, multiverso mult e cesso a um golpe de boné a tampa do postul asta.
Ana Maria Andronic.
Arrumar égua, Radu. Si eu multumesc pentru comentário :-). Si astept cu placere orice intrebari.
Ura! Maria, você é a melhor! Tocmai aveam nevoie de lamurir pe tema asta!
Ana Maria Andronic.
Ma bucur mult daca te ajutat, Andrei!
Multinesc pentru articol. Ma gandesc de ceva vreme sa adopta un ESOP si ma ajuta mult acest articol.
É o caso de uma legenda de variante B. La momentul T1, cand angajatul devine asociat in companie.
Na legislação britânica / norte-americana há uma grande quantidade de cuidados aos acionistas que são inaceitáveis ​​na organização. La noi se poate ca un asociat (in acest caz angajatul) sa aiba putere decizionala si nici sa nu fie obligat sa semneze tot felul de documente administrative (gen deschidere cont in banca)? Praticar a atividade para ajudar a melhorar a atividade física e a responsabilidade na área da saúde.
Ana Maria Andronic.
Andrei, daca inteleg eu bine, tu te referi la categorie de actiuni fara d'rept de vot. Categoria as fotos recentes exista deloc la SRL-uri. A SA-uri exista a categorie de actiuni fara drept de vot al caror detinator é dreptul de a participa la AGA, dar um amasso ao timbres são prioritariamente divididos prioritariamente (são prioritariamente fata de alti actionari à distribuirea dividendelor). No statul New York spre exemplu, exista o astfel de categorie & # 8220; ações preferenciais & # 8221; sau & # 8220; ações participantes preferenciais & # 8221; Se você acassar se referiu a priori a fata de alti ações de uma incasa divida, procede à liquidação, etc.
Foarte util articolul, felicitari!
Dinate cate intel, problem, cea mai ma mare nu this efective implíngate ESOP, ci faptul ca pentru companii netranzactionate nu este clar cum vor fi taxati angajatii, corect?
Em cazul in care este o persoana rezidenta na Romênia (si cetatean roman), dar o primeiro atendimento / opções para a empresa no Reino Unido, se inscrever no imposto de renda no Reino Unido, na Roménia?
Ana Maria Andronic.
Buna Horatiu, se aplica regimul de taxare din Romênia. Daca Reino Unido reterá a prosperidade, respeitando a importância da imigração, e, se for o caso, a convenção de crédito para a concessão de uma compensação monetária e negativa poderá obter um crédito fiscal para uma eventual retenção no Reino Unido.
Cn cazul unui SA în funcție de capitalul social ți alți indicatori contabili, o variant mai simplă poate fi reprezentată de o emisiune de acțiuni către angajații societății, prin care angajații să poată procura o pre moduri modice acțiuni la valoarea nominală a acestora?
De acordo com o que é um problema, deoarece e poate fi soluționată și în alte moduri cu ajutorul legislației în vigoare.

No comments:

Post a Comment